Skate nos EUA: como viver e trabalhar com o esporte

Skate nos EUA: como viver e trabalhar com o esporte

Os brasileiros Letícia Bufoni, Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo (Buchecha) são alguns dos nomes da cena nacional e internacional do skate que escolheram os Estados Unidos para viver e trabalhar legalmente e que foram assistidos pelo nosso escritório. E para isso, tiveram que passar pela a avaliação do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) que tem o poder de autorizar ou não a permanência do atleta no país.

Por outro lado, presenciamos situações recorrentes de vários clientes em consulta, que, após virem com visto de turista e produzir, por exemplo, um vídeoclipe de dois ou três dias, tiveram seu visto O negado porque a imigração descobriu que haviam trabalhado em solo americano sem o visto apropriado.

 Às vezes, pessoas com grande potencial e com futuro promissor na América, põem tudo a perder por agirem sem terem a informação sobre o visto correto.

Saiba como você pode entrar nos Estados Unidos e conhecer o berço do skate e, quem sabe, aplicar para viver do esporte onde tudo começou:

VISTO B1

Os atletas estrangeiros que pretendem ir aos EUA por um curto período de tempo, APENAS para competir em vários eventos pelo prêmio em dinheiro, podem fazê-lo sob o visto B-1.

Quais os critérios de elegibilidade do B1?

Você deverá apresentar  que você planeja permanecer por um período de tempo limitado específico; que tem fundos suficientes para cobrir as despesas da viagem e sua estadia; tem uma residência em seu país de origem que não tem intenção de abandonar, bem como outros vínculos que garantirão seu retorno ao seu país ao final da visita;

No entanto, os fatores que determinam o tempo concedido para a estadia de cada visitante incluem a pessoa ser capaz de mostrar ao oficial de imigração que tem dinheiro suficiente para estar nos Estados Unidos sem trabalhar durante sua estadia, apresentar um  itinerário de viagem, e estadia compatíveis com as razões apresentadas na entrada. A passagem de retorno já marcada também é importante.

VISTO O – PARA PROFISSIONAIS COM HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Confira o que você deve apresentar e comprovar:

  • Provas de que já venceu competições (nacionais ou internacionais);
  • Comprovação de que já serviu como juiz em competições;
  • Que tenha um patrocinador ou um agente nos EUA que queira levá-lo para trabalhar através do visto O;
  • Cópias de contratos anteriores com patrocinadores relevantes;
  • Documentos que confirmem participação em eventos de grande porte;
  • Cartas de recomendação de profissionais renomados da área;
  • Comprovantes de presença na mídia, como matérias jornalísticas publicadas em nível nacional que relatem as suas habilidades, conquistas e destaques. Na petição devem haver matérias recentes sobre o atleta.
  • Anúncios publicitários para marcas importantes;

O objetivo é evidenciar que o skatista é reconhecido como excepcional, notável e que é um dos pequenos percentuais que chegaram ao topo. 

O GREEN CARD

Os profissionais com habilidades extraordinárias têm a possibilidade de aplicar para o Green Card, no futuro, mas os requerimentos, apesar de serem iguais aos do visto O, são olhados com muito mais rigorosidade pela imigração.

O QUE LEVA O VISTO A SER NEGADO

Um visto de Habilidade Extraordinária (Visto O) pode ser negado a um candidato em potencial, caso ele tenha violado o status imigratório durante uma viagem anterior aos EUA. Confira alguns exemplos:

 Ter entrado com um visto de turista ou estudante e tenha descumprido as condições deste visto, como:

  • Ter excedido o tempo limite de permanência no país;
  • Ter representado algum patrocinador americano ou ter feito algum material publicitário de vídeo ou fotos sem uma autorização de trabalho necessária.

Durante a entrevista para pedidos de vistos, os agentes consulares podem encontrar em redes sociais ou nas buscas na internet indícios que comprove que o solicitante tenha realizado algum trabalho no território americano sem o visto correto, o que contribui para que o visto O seja negado.

OUTRAS QUESTÕES IMPORTANTES:

Sempre consulte um advogado de imigração de preferência que seja especialista em vistos especiais e Green Card. Somente ele poderá avaliar cada caso e instruir o melhor caminho para imigrar, conforme a realidade, o histórico e currículo do atleta;

 Planeje com antecedência o processo de petição de visto e não deixar para entrar com o pedido dias antes de viajar ou de expirar o visto caso já esteja nos EUA.