Diferenças entre Green Card e Cidadania

O Green Card torna possível a moradia permanente de estrangeiros nos Estados Unidos, concedendo direitos importantes, como acesso à saúde, educação e trabalho. Com o Green Card também vem a responsabilidade de pagar imposto ao Tio Sam. O imigrante pode requerê-lo após obter certos vistos de trabalho ou ofertas de trabalho; através de habilidades extraordinárias; através do interesse nacional americano; parentesco próximo com um cidadão americano qualificado (como cônjuge, pais, e filhos); através de certos vistos de investidor; asilo, como refugiados ou vítimas de certos crimes.

Já a cidadania torna o estrangeiro cidadão americano, garantindo todos os direitos de uma pessoa nascida nos Estados Unidos. O cidadão americano também deve declarar seu imposto de renda todo ano ao fisco americano. A cidadania americana pode ser obtida através do nascimento em solo americano; ou por filhos de cidadãos americanos, mesmo se nascidos em outro país (cumprindo algumas exigências). Já o imigrante que possui green card, pode obtê-lo através da naturalização (assim como seus filhos menores), após cinco anos de Residência Permanente Legal no país ou após três anos de casamento com um com cidadão americano.

Uma pergunta frequente que recebemos é: “Devo pegar minha cidadania? Quais seriam as vantagens?” Com a cidadania você pode passar tempo indeterminado fora dos EUA. Enquanto com o Green card, você não pode passar mais de um ano fora, tendo que avisar a imigração do seu plano de ausência prolongada ANTES de sair do país, sob o risco de perder o seu green card se não o fizer. Com a cidadania, você também passa a ser elegível a cargos públicos e pode votar nas eleições americanas, só não podendo se candidatar à presidência do país. Você também passa a ser elegível a certos benefícios públicos do governo somente disponíveis para cidadãos.

Para entender mais sobre as possibilidades de viver legalmente nos EUA, não deixe de acompanhar o blog e nossas redes sociais.