USCIS implementa abordagem baseada em risco para entrevistas de residentes permanentes condicionais

A medida tem como objetivo melhorar o tempo de processamento e ajudar a reduzir o número de casos pendentes

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) anunciaram na última quinta-feira (07) uma atualização de política para adotar uma abordagem baseada em risco ao dispensar entrevistas para residentes permanentes condicionais (CPR) que tenham apresentado uma petição para remover as condições de seu status de residente.

Com efeito imediato, novos critérios orientarão os oficiais do USCIS sobre quando dispensar entrevistas para os CPR que preencheram o Formulário I-751, Petição para remover as condições de residência. Esta atualização substitui as orientações anteriores da agência que exigiam que todos os CPR passassem por uma entrevista se obtivessem o status de CPR por meio de processamento consular.

“A implementação de uma abordagem estratégica baseada em risco para o processo de entrevista CPR aumentará a eficiência que melhorará os tempos de processamento, permitirá um melhor uso dos recursos de pessoal da agência e ajudará a reduzir o número de casos pendentes, mantendo os procedimentos para identificar fraudes e proteger a segurança nacional”, disse o Diretor do USCIS Ur M. Jaddou. “Esta atualização é consistente com as prioridades da agência para quebrar barreiras no sistema de imigração, eliminar encargos indevidos para aqueles que buscam benefícios e responder efetivamente ao feedback das partes interessadas e às preocupações do público.”

A política anterior exigindo entrevistas obrigatórias de CPR não provou ser um uso eficiente dos recursos de pessoal do USCIS. De acordo com esta atualização de política, o USCIS pode dispensar o requisito de entrevista se o oficial da agência determinar que há evidências suficientes sobre a boa fé do casamento, o requisito de arquivamento conjunto é elegível para uma renúncia (se aplicável), não há indicação de fraude ou deturpação em documentos de apoio, não há fatos ou questões complexas para resolver, e não há antecedentes criminais que tornariam o CPR removível.

Um não-cidadão que obtém o status de residente permanente com base em um casamento que começou menos de dois anos antes de obter esse status recebe o status de residente permanente condicionalmente por dois anos. Para remover as condições do status de residente permanente, os CPR baseados na família geralmente devem apresentar um Formulário I-751 dentro do período de 90 dias antes do aniversário de dois anos de quando obtiveram o status de CPR.

Leia também

Diferenças entre Green Card e Cidadania