Como viver e trabalhar do skate nos EUA? A advogada de imigração Dra. Gisele Ambrosio explica

Como viver e trabalhar do skate nos EUA? A advogada de imigração Dra. Gisele Ambrosio explica

Os brasileiros Letícia Bufoni, Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo (Buchecha) são alguns dos nomes da cena nacional e internacional do skate que escolheram os Estados Unidos para viver e trabalhar legalmente. E para isso, tiveram que passar pela a avaliação do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) que tem o poder de autorizar ou não a permanência do atleta no país.

A advogada de imigração especialista em vistos especiais e Green Card para atletas, que atendeu os skatistas, Dra. Gisele Ambrosio, explica que existem requisitos que devem ser atendidos no caso do visto O-1, para profissionais com habilidades extraordinárias. São eles:

▶️ Provas de que já venceu competições (nacionais ou internacionais);
▶️ Comprovação de que já serviu como juiz em competições;
▶️ Que tenha um patrocinador ou um agente nos EUA que queira levá-lo para trabalhar através do visto O;
▶️ Cópias de contratos anteriores com patrocinadores relevantes;
▶️ Documentos que confirmem participação em eventos de grande porte;
▶️ Cartas de recomendação de profissionais renomados da área;
▶️ Comprovantes de presença na mídia, como matérias jornalísticas publicadas em nível nacional que relatem as suas habilidades, conquistas e destaques. Na petição devem haver matérias recentes sobre o atleta.
▶️ Anúncios publicitários para marcas importantes;
▶️ O objetivo é evidenciar que o skatista é reconhecido como excepcional, notável e que é um dos pequenos percentuais que chegaram ao topo.

O GREEN CARD

Segundo Gisele Ambrósio, os profissionais com habilidades extraordinárias têm a possibilidade de aplicar para o Green Card, no futuro, mas os requerimentos, apesar de serem iguais aos do visto O, são olhados com muito mais rigorosidade pela imigração.

O QUE LEVA O VISTO A SER NEGADO

A Dra. Gisele Ambrosio alerta que um visto de Habilidade Extraordinária (Visto O) pode ser negado a um candidato em potencial, caso ele tenha violado o status imigratório durante uma viagem anterior aos EUA. Confira alguns exemplos:

Ter entrado com um visto de turista ou estudante e tenha descumprido as condições deste visto, como:

Ter entrado com um visto de turista ou estudante e tenha descumprido as condições deste visto, como:

  • ter excedido o tempo limite de permanência no país;
  • ter representado algum patrocinador americano ou ter feito algum material publicitário de vídeo ou fotos sem uma autorização de trabalho necessária.

A especialista explica que durante a entrevista para pedidos de vistos, os agentes consulares podem encontrar em redes sociais ou nas buscas na internet indícios que comprove que o solicitante tenha realizado algum trabalho no território americano sem o visto correto, o que contribui para que o visto O seja negado.

“Estas situações são recorrentes no escritório. Já tive vários clientes em consulta, que, após virem com visto de turista e produzir, por exemplo, um vídeo clipe de dois ou três dias, tiveram seu visto O negado porque a imigração descobriu que haviam trabalhado em solo americano sem o visto apropriado. Às vezes, pessoas com grande potencial e com futuro promissor na América, põem tudo a perder por agirem sem terem a informação sobre o visto correto”, reforça.

OUTRAS QUESTÕES IMPORTANTES:

Sempre consultar um advogado de imigração de preferência que seja especialista em vistos especiais e Green Card. Somente ele poderá avaliar cada caso e instruir o melhor caminho para imigrar, conforme a realidade, o histórico e currículo do atleta;
planejar com antecedência o processo de petição de visto e não deixar para entrar com o pedido dias antes de viajar ou de expirar o visto caso já esteja nos EUA.